Eu e SÓ EU...

Eu e SÓ EU...
Alone

Chegar ou partir...

Como EU sou...

Photo Effects by Wishafriend
Photo Effects By WishAFriend.com

Bom Dia, Boa Noite... "essas coisas"!

Posting

Photo Flipbook Slideshow Maker
PORTUGAL é "só isto"...?!... NÃO... essencialmente, é UM POVO...!!!

Provérbios

“Só um sentido de invenção e uma necessidade intensa de criar levam o homem a revoltar-se, a descobrir e a descobrir-se com lucidez”. (Pablo Picasso)

PORTRAIT




Não importa quantos passos você deu para trás, o importante é quantos passos, agora, você vai dar para frente.

Gedeão


Eu, quando choro, não choro eu. Chora aquilo que nos homens em todo o tempo sofreu. As lágrimas são as minhas mas o choro não é meu.A.Gedeão

A(o)s que me deixam MENOS alone...!!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Suave inconsistência do Light!


Parafraseando Kundera... agora tudo é light... láite!

Toda vez que escuto a expressão light, tenho um pequeno pasmo, um pasmo, assim, de pequeno porte. De repente uma qualidade nutricional de alimentos para dietas variadas, vira sinônimo de qualquer coisa que se queira invencionar.

— Fulana é professora da Federal, mas assim sabe num esquema light, sem muito atropelo e o dinheiro certinho no começo do mês...

— Vamos fazer um churrasquinho light, com uma lingüicinha light, umas coxinhas sem a pele, um vinhosinho gelado, uma saladinha esperta (sempre no diminutivo), tudo bem laíte.

— Agora estou numa light, cai fora de uma casamento de anos...

É impressionante o número de condutas, posturas, idéias, coisas que podem ser consideradas light.

De repente tudo que é legal, maneiro, da hora, tem de ser light. Light virou qualidade universal, incondicional com certificado de ISO´s variados e tudo mais. Pense na última vez que você usou o termo. Foi designar exatamente o quê?

A tradução de light é leve, desprovida de peso. Ou não?

Minha questiúncula é a de que, será que atributos como consistência, substancioso, calórico, pujança, força, peso enfim, poderiam ser considerados como negativos ou indesejados? Coisas desprezíveis?

Fica a impressão que light puxa para o feminino. O que é que você acha? Consegues atribuir o adjetivo mencionado em algum objeto claramente identificado como masculino? Difícil!

Fico com o pé atrás com estes neologismos criados a partir da língua de Sua Majestade, sem que dele se necessitasse. Não sou chegado em anglicismos, dessa mania, ultrapassada e funesta, de achar que tudo que é importado é bom.

Mas para que, Deus meu, usar light se temos o leve. Consultemos o amansa burro:

le.ve

adj. m. e f. 1. Que pesa pouco. 2. Que não é grave, que não é perigoso. 3. Que não é importante. 4. Delicado, ameno, brando. 5. Simples, superficial. 6. Airoso na forma. 7. Ágil, ligeiro. 8. Aliviado, desoprimido.

Extenso não? Um vocábulo, um adjetivo de primeira grandeza. Que de light, convenhamos, nada tem.

Então, criaturas de Deus, parem com esta bobagem brega de achar ou dizer que:

— Agora tudo é light!


Luiz "Minduim" Vasconcellos



Posted by alone


Dated25fev11

Um comentário :